Dicas de fotografia para iniciantes VEJA e envie a SUA

0
272

Dicas de fotografia para iniciantes: veja aqui como fotografar bem

Para quem está começando a fotografar tudo parece um bicho de sete cabeças, e não é para menos: são diversos botões, nomenclaturas complicadas e técnicas variadas. Por isso vamos listar algumas dicas de fotografia para iniciantes.

Fotografar não é simples, mas também não é impossível. É uma tarefa que, na verdade, exige acima de tudo empenho e dedicação. Sem esforço você nunca conseguirá uma linda imagem.

Então acompanhe a seguir as nossas dicas de fotografia para iniciantes, e descubra algumas técnicas que vão contribuir (e muito!) para que você consiga melhorar a qualidade de suas fotos.

 dicas-de-fotografia-para-iniciantes

Veja aqui as melhores dicas de fotografia para iniciantes

Fotografia é uma palavra que vem do latim, e significa “foto” luz e “grafia” escrita. Portanto, escrever com a luz. E é justamente isso o que significa.

A fotografia só existe a partir da incidência de luz no filme (para fotografia analógica) ou no sensor (para fotografia digital). Então, para dominar a técnica você precisa dominar….a luz.

Calma! Não estamos falando de poderes sobre humanos, mas sim de entender como a luz se comporta, e saber usá-la a seu favor para a produção de belas imagens. A seguir vamos falar sobre algumas dicas de fotografia para iniciantes.

  • Conheça o básico:

Para ter boas imagens você deverá saber pelos menos um pouco a respeito dos alicerces da fotografia: o ISO, o Diafragma, e o Obturador.

  • ISO:

O ISO, que nas câmeras analógicas é conhecido como ASA, refere-se à sensibilidade da câmera com relação à luz. O ISO tem valores variados, e quanto mais luz você tiver a seu dispor, menor o valor de ISO que você vai precisar. Então, se você está a luz do dia, com um belo sol, poderá apostar em um valor baixo de ISO, como 100.

Já se você está em um local com pouca iluminação, vai precisar aumentar para conseguir compensar essa falta de luz.

  • Diafragma:

O diafragma refere-se à quantidade de luz que entra em sua câmera. Imagine que ele é o seu olho: quanto mais aberto, mais luz. Quanto mais fechado, menos luz.

Mas os valores são invertidos: um diafragma de número mais baixo, por exemplo, 2.8 está em sua maior abertura, o que significa que receberá MUITA luz. Enquanto um número mais alto, 22, refere-se a mais baixa entrada de luz.

  • Obturador (velocidade):

Por fim, o obturador, também conhecido como velocidade, determina o tempo em de exposição de sua câmera, ou seja, o tempo em que ela ficará “aberta” para receber a luz.

Quanto maior a velocidade, menos luz entrará na câmera, pois, ela se fechará rapidamente. Quanto mais lento o obturador, mais luz entrará, e, portanto mais clara será a sua foto.

  • Não gaste fortunas com equipamento:

Se você está começando, não precisa comprar a melhor câmera e as melhores lentes. Na verdade, muito do que adquirimos no início sequer será usado depois, pois, a tendência é que você vá descobrindo aos poucos o que quer fazer na fotografia, e com isso vai definir qual é o melhor equipamento.

  • Pratique muito:

Tenha sempre uma câmera, ainda que pequena, ao seu alcance, e pratique muito com ela. Assim você vai treinando o seu olhar para conseguir produzir belas imagens.

  • Leia o manual da sua câmera:

O manual de sua câmera será uma verdadeira aula para você. Então leia tudo, pratique, mexa no equipamento. É importante que você conheça perfeitamente a sua câmera para conseguir fazer belas fotos.

  • Fotografe o básico:

Antes de pensar em viajar para uma tribo indígena 

ou fotografar um país em guerra você precisa se acostumar com as coisas pequenas que estão ao seu redor.

Comece fazendo um ensaio em sua casa, fotografe as pessoas que vivem com você, os cômodos. Tente perceber ao seu redor coisas que merecem ser fotografadas. Acredite, esse exercício ajudará você a perceber como é possível enxergar beleza nas pequenas coisas.

Tenha paciência, e dê um passo de cada vez

Aprender fotografia é um processo, e você precisa seguir com um passo de cada vez. Então, tenha paciência, e não desanime. Vá descobrindo aos poucos, procure sempre melhorar, mas não se compare com outras pessoas.

É natural que cada um aprenda em um ritmo, e isso não faz de você uma pessoa menos qualificada para essa função. Então pratique muito, e siga as nossas dicas de fotografia para iniciantes.

Aproveite e veja as Dicas de fotografia com celular que separamos para você arrasar usando a câmera do seu smartphone.

Se tiver alguma dúvida poste nos comentários aqui abaixo que vamos fazer o possível para ajudar você a solucionar. E se você tiver alguma dica de fotografia para iniciantes que considera essencial, poste aqui que publicaremos no site!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here