Dicas de Fotografia – 5 Dicas Essenciais Para Uma Foto De Qualidade

Veja 5 Melhores Dicas de Fotografia para Deixar as Suas Fotos com Uma Ótima Qualidade.

 

Talvez você tenha uma ótima câmera nova e impressionante, ou talvez você já teve uma desde sempre e, finalmente, você decidiu que você vai aprender a usar.

 

A fotografia é um hobby muito gratificante, e para muitos, uma carreira. E como com qualquer outra coisa, precisa de trabalho para fazer bem feito.

O mais provável é que você já sabe quanta informações existem sobre dicas de fotografia, e é possível que nem sequer sabe por onde começar.

Mas não se preocupe. Nós temos alguns conselhos simples que vão ajudar você a entender os conceitos básicos da fotografia para que possa decolar.

dicas de fotografia

 

Dicas de Fotografia para Iniciantes e Quem deseja Se Aperfeiçoar

 

  1. Luz

Possivelmente a mais importante das Dicas de Fotografia que você precisa entender quando começar o seu percurso fotográfico é a luz. A iluminação é tudo quando se trata de criar uma boa imagem.

 

A luz pode, literalmente, fazer a diferença em suas fotos. Você vai querer olhar para uma iluminação uniforme e agradável.

Isso não quer dizer que não se possa tirar boas fotos em situações de iluminação que não sejam as ideais.

De fato, saber como usar e trabalhar com todo o tipo de luz lhe permitirá fazer excelentes fotos, não importa o que aconteça.

Uma das principais Dicas de Fotografia é estar atento à iluminação em torno de seu objeto irá ajudar você a criar grandes imagens!

 

  1. Triângulo de Exposição

Uma das primeiras coisa que você deve começar a se familiarizar é com o que se chama “o triângulo da exposição“. Esta é apenas uma maneira elegante de falar das três formas básicas em que o sensor da câmera recebe a luz.

dicas de fotografia

Veja a seguir uma descrição básica de cada um dos componentes do triângulo de exposição:

 

Abertura: a Abertura é um termo usado para descrever o quão aberta está a “abertura” de sua lente. Quanto mais “aberta”, mais a luz entra. Quanto mais “fechada”, menos luz.

A abertura também determina que parte da imagem endestá focada, o que é conhecido como o plano focal da imagem. Saber trabalhar o plano focal é uma das grandes Dicas de Fotografia.

 

ISO: o ISO é a sensibilidade do sensor da câmera à luz. As ISO mais altas permitem tirar fotografias em situações ruins e escuras.

No entanto, a ISO também afeta o nível de “ruído” o grão em seu objeto. Quanto maior o ISO, maior será o ruído digital (mais granulada a imagem).

Você pode ler mais sobre a ISO aqui.

Velocidade do obturador: A velocidade do obturador refere-se ao tempo que se deixa aberto o obturador da câmera. O obturador atua como uma espécie de cortina, e se abre e fecha, deixando a luz entrar.

 

Quanto mais lenta for a velocidade de obturação, mais tempo deixa aberta a “cortina” e mais luz. No entanto, a velocidade do obturador também afeta a capacidade do sensor da câmera para congelar o movimento.

São necessárias velocidades de obturador mais rápidas para congelar um objeto em movimento, enquanto um obturador mais lento produzirá desfoque de movimento em seu objeto.

 

A sua abertura, ISO e velocidade do obturador são os componentes para obter uma exposição adequada em suas imagens.

 

A forma de estabelecê-los, e em que ordem, será determinada por uma variedade de fatores. Tais como a profundidade que precisa ter o seu plano focal, a quantidade de luz disponível, se o sujeito está se movendo em, e uma variedade de outros fatores.

dicas de fotografia

  1. Foco

Aprender a se concentrar é outro aspecto crítico de uma boa fotografia. Por padrão, o mais provável é que a câmera esteja configurada para selecionar automaticamente a área de focagem das fotos.

 

Isso significa que, ao premir o botão do obturador pela” metade, a câmera pode tentar detectar automaticamente em qual parte do quadro, onde acha que deveria ser o foco.

Ao aprender a criar o seu próprio ponto de interesse, será um dos passos mais importantes para levar suas fotos para o próximo nível.

 

Definir o seu próprio ponto de focagem lhe dá o máximo de controle sobre onde concentrar em sua câmera. Assim você está fotografando que você quer, ao invés de o que a câmara “pensa” que deveria estar focada.

 

Você pode selecionar manualmente o seu ponto de foco pressionando o botão de seleção de ponto AF (foco automático) de sua câmera (consulte o manual da câmera, se necessário).

Portanto você pode estar utilizando os controles de navegação da câmera para selecionar o ponto de focagem que você deseja usar para essa tomada em particular.

Isso também é conhecido como “alterar o ponto de focagem”.

Clique aqui para ler o nosso passo a passo sobre como compreender os modos de foco automático!

 

dicas de fotografia

  1. Composição e Perspectiva

A composição na fotografia refere-se à forma como se usa o quadro quando se tira uma foto. Você precisa considerar o que quer e o que não quer na imagem.

Como deseja organizar o que há no quadro fazem parte da composição.

Entretanto, existem várias técnicas de composição que podem ajudá-lo a criar imagens poderosas, como o uso da Regra dos Terços.

Você também pode aumentar o interesse e a arte em suas imagens com perspectivas únicas ao tirar suas fotos. Ao pensar além da instantânea de “straight on” vai dar suas imagens intriga e o apelo visual.

 

  1. O computador

Umas das saídas mais rápidas, em que vejo os novos fotógrafos, é a mentira de que precisa ter os melhores equipamentos para tirar boas fotos.

E uma das piores coisas que você pode fazer é culpar a seu equipamento pela falta de boas fotos.

A realidade é que, se você sabe como lidar com sua câmera, você entende a luz, e as práticas, práticas, práticas, práticas. E sem dúvida, praticar, é uma das principais Dicas de Fotografia.

dicas de fotografia

Portanto, Você pode obter grandes imagens de praticamente qualquer câmera digital SLR. Mesmo se você estiver usando uma lente de kit.

Assim, antes que você pense em gastar um monte de dinheiro em equipamentos mais caros, aprenda a trabalhar com o que tem.

Aprenda a levar a sua câmara a seus limites.

Não espere ter uma “melhor câmera” ou “melhor lente” para fazer as melhores fotos. Se esforce para aprender os segredos de uma boa técnica fotográfica, e não se deixe limitar por computador.

Sempre haverá uma câmara maior e melhor, sendo introduzida no mercado.

 

dicasdafoto.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here