Tipos de Fotografia – Veja os 15 Principais que separamos para você

Estilos de Fotografia

Na era do smartphone, onde constantemente tiramos e compartilhamos fotos sobre tudo, todo mundo está exposto a fotografia e as imagens visuais de uma forma ou de outra.

Vemos fotos de amigos em mídias sociais, grandes outdoors e campanhas de publicidade nas lojas locais e internet. A fotografia é usada para transmitir uma mensagem ou contar uma história para o espectador.

Pode ser que tiramos fotos todos os dias, mas quantos de nós conhecemos os diferentes tipos de fotografia que têm inspirado os fotógrafos?

Compreender os diferentes estilos, gêneros ou tipos de fotografia é a chave para desenvolver o nosso conhecimento na área e também para obter uma ideia onde se encaixa a nossa fotografia.

Conheça os 15 principais tipos de fotografia que podemos nos inspirar:

Fotografia Aérea:

tipo-de-fotografia-aerea

A fotografia aérea é um tipo de fotografia que vem ganhando cada vez mais adeptos. Ainda mais com os drones, hoje em dia muitos estão se aperfeiçoando nesse estilo de fotografia.  Enquanto o nosso voo decola, nós amamos fotografar a paisagem ou os belos cenários da cidade que estamos sobrevoando.

Portanto, as imagens que são captadas a partir de cima são conhecidas como “fotografia aérea”. O fotógrafo e globoflexista francês Gaspar Félix Tournachon fez a primeira fotografia aérea em 1858.

Fez experimentos durante três anos antes de poder produzir a fotografia. Havia capturado o povo francês “Petit-Becêtre” a partir de um balão de ar quente a 80 metros de altura.

Fotografia de Arquitetura:

Capturar uma maneira, forma ou cor interessante da estrutura pode ser visualmente atraente. Portanto, as imagens de prédios, casas, construções são tipos de fotografia interessantes.

Podemos incluir interiores ou exteriores de edifícios e até mesmo um elemento interessante do projeto. Os dois aspectos desafiadores para os fotógrafos ao fotografar edifícios são: Iluminação e distorção de imagem.

Para captar a fachada de um edifício, se dispõe de luz natural e deve se aproveitá-la ao máximo para realçar o seu aspecto glamouroso.

Quando há linhas horizontais e verticais do edifício, as imagens aparecem distorcidas. Apenas com o equipamento certo e os ângulos retos você pode evitar esse problema.

Fotografia Cândida (fotografia natural):

tipo-de-fotografia-candida

Este é um tipo muito popular de fotografia. Os momentos capturados espontaneamente à medida que acontecem são conhecidos como a fotografia direta.

Os sujeitos não são conscientes do fotógrafo, por isso parecem estar muito relaxados. A fotografia de casamentos é um exemplo perfeito desse estilo de fotografia.

Um conselho: use um zoom de longo alcance para capturar momentos de espontaneidade. Isso ajudará as pessoas a estarem mais relaxadas e naturais, já que não se darão conta de que você está fotografando.

Fotografia Documental:

tipos-de-fotografia-documental

As imagens manuais que fazem parte de um ensaio fotográfico incluem-se nesse tipo de fotografia. Trata-se de um tema ou uma história em particular que um fotógrafo quer destacar.

Todas são imagens objetivas e podem ser sobre uma guerra, questões sociais, ciência, etc.,

Quando estiver fazendo uma crônica de eventos significativos, como, por exemplo, a vida de uma celebridade ou de um esportista, planeje passar algum tempo com a pessoa, converse, conheça, ouça e capte o que é natural.

Tente capturar os detalhes e deixe com que suas fotos “relatam” uma história. Não tente fotografar algo que não faz parte do contexto.

Fotografia de Moda:

tipo-de-fotografia-moda

Tipicamente usado para vender alguma coisa, esse é um dos tipos de fotografia que atraem os clientes pelo glamour dos produtos.

Por esse motivo, geralmente são muito criativos e visualmente muito interessantes e podem ser capturadas em qualquer lugar, como um estudo, um apartamento, um prédio em ruínas ou em qualquer lugar ao ar livre.

Um fotógrafo de moda sempre deve se preparar com antecedência. Nesse gênero de fotografia, a localização, a iluminação, a maquiagem, os estilistas e a modelo desempenham um papel muito importante. No entanto, também deve estar aberto a ideias e sugestões, já que exige muito trabalho em equipe.

Fotografia de Alimentos:

tipo-de-fotografia-alimentos

Hoje em dia, muitas pessoas compartilham imagens de comida servida em um restaurante, ou até mesmo aquela sobremesa linda que estamos degustando.

Assim, esse tipo de fotografia é utilizada por restaurantes, sites ou blogueiros para atrair os clientes para tentar vender seus produtos.

Um conselho: Um dos fatores mais importantes na fotografia de alimentos é o uso da luz natural. Lembre-se sempre de desligar o flash. É fundamental nesse estilo de fotografia.

Portanto, quando utiliza o flash, são capturados muitos elementos não desejados. Por exemplo, sua comida pode parecer gordurosa e as cores reais são distorcidas.

Fotografia de Paisagens:

tipo-de-fotografia-paisagem

Este é um dos tipos de fotografia mais populares, já que pode retratar um cenário, ou até mesmo pode mostrar um impacto da mudança ambiental.

Todos nós gostamos de capturar uma bela paisagem quando a vemos. No entanto, precisamos esperar a luz correta para capturar esse momento único e perfeito.

Além disso, ao fotografar uma paisagem, se você quiser uma imagem mais nítida, utilize um tripé que vai ajudá-lo a eliminar os movimentos de câmera.

O uso de uma velocidade longa do obturador, pode proporcionar uma foto perfeita. Por exemplo, se você está capturando as ondas, vai se transformar em um branco suave e as nuvens em movimento se tornarão fracas.

Se você quer aprender todos os truques e dicas de fotografias de paisagens, CLIQUE AQUI.

Fotografia de Exposição Noturna:

É uma ótima maneira de capturar como o mundo se transforma depois de escurecer. No entanto, esses tipos de fotografia requerem um bom conhecimento de como usamos a luz, a velocidade do obturador e a abertura.

Esse tipo de foto é interessante, já que o espectador pode ver alguns aspectos incomuns que não podem ser vistos a olho nu.

Para tirar tais fotografias, é importante que você se sinta confortável com o modo manual da sua câmera, e que ajuste as configurações corretamente.

Fotojornalismo (Jornalismo fotográfico):

tipo-de-fotografia-fotojornalismo

Esses tipos de fotografia são semelhantes ao gênero documental. A única diferença aqui é que um fotógrafo captura eventos ao vivo, à medida que acontecem e informa o mundo sobre eles.

Exemplos deste estilo de fotografia são o que vemos todos os dias em jornais, revistas, etc.

O fotojornalismo não se trata de filmar eventos inesperados, mas de capturar momentos inesperados em eventos que estão planejados.

É um jornalismo sério e uma pessoa precisa ter planejado bem para estar no lugar certo e no momento certo.

Fotografia Conceitual e Belas Artes:

tipo-de-fotografia-conceitual

É um dos tipos de fotografia onde as imagens por si só contam uma história. Quanto à fotografia conceitual e de belas artes, podemos criar a nossa própria ficção com personagens em um ambiente inventado.

No entanto, o fotógrafo precisa ter uma visão de como será a sua imagem, já que esse gênero se trata de uma emoção, uma ideia ou uma mensagem.

O fotógrafo tenta transmitir uma mensagem através da sua imagem.

Foto Retrato:

tipo-de-fotografia-retrato

Capturar os estados de ânimo e as expressões das pessoas é um desafio intrigante para os fotógrafos. Podem ser imagens de perto, retratos do corpo, etc.,

Normalmente o rosto é o foco nesse tipo de fotografia. Ao fazer um retrato, o fotógrafo deve se assegurar de que o rosto do sujeito esteja nítido e focado, especialmente os olhos. A pose também deve ser levada em conta.

Para capturar as expressões naturais de uma pessoa, o fotógrafo deve ajudar a animar o seu estado de espírito, fazendo algumas piadas para descontrair (kkkkkk).

Fotografia Esportiva:

tipo-de-fotografia-esportiva

Essa categoria implica em aproximar-se de ação em um ambiente muito rápido e cheio de ação. Ao fotografar eventos esportivos as imagens são tiradas com lentes muito longas.

Podemos perceber isso quando assistimos os fotógrafos durante um evento esportivo (jogos de futebol por exemplo).

Um conselho: Use sempre um ISO alto. Aumentar o ISO da sua câmera permite disparar a uma velocidade do obturador mais rápida.

Isso lhe permitirá obter uma foto perfeita. Tente ser original e conseguirá algo diferente usando diferentes ângulos.

Fotografia de Rua:

Capturar a vida comum e cotidiana em espaços públicos ou da vida à medida que ocorre é conhecida como fotografia de rua. É muito semelhante ao da fotografia cândida, mas o fotógrafo documenta o espaço público exatamente como o vê.

Um fotógrafo de rua não deve limitar-se a olhar para os lugares turísticos mais populares, mas que deve experimentar algumas cenas da vida real, juntamente com algumas imagens dos bastidores.

Devem estar atentos a todos os pequenos aspectos que estão a sua volta. Ao perceber que se desenvolve um acontecimento não deixe de capturar o momento.

Fotografia de Guerra:

Podemos dizer que esse é um dos tipos de fotografia muitas triste. A captura de imagens de conflitos em áreas atingidas pela guerra entra nesse gênero fotográfico.

Os fotógrafos de guerra costumam colocar sua vida em perigo para cobrir o evento o que normalmente é muito bem pago. A fotografia de guerra pode também documentar as sequelas de uma guerra.

Um fotógrafo de guerra sempre deve simplificar seu kit de fotografia, já que não deve se preocupar com a mudança de objetivos, etc.,

O transporte de equipamentos pesados também é complicado. Podem haver circunstâncias onde ter menos equipamentos é mais seguro.

Fotografia da Vida Selvagem:

tipo-de-fotografia-selvagem

Fotografar a vida selvagem talvez seja um dos tipos de fotografia mais desafiadores, já que pode ser difícil capturar animais em seu habitat natural.  Por isso, para esse estilo é imprescindível conhecimentos técnicos adequados e deve ser planejado antecipadamente.

Na fotografia da vida selvagem, você precisa estar absolutamente adaptado com as configurações da sua câmera. Assim, se você não for rápido o suficiente poderá deixar escapar a foto perfeita.

 

 

A chave do sucesso para tirar uma boa fotografia é muita prática.

É importante adquirir técnicas e conhecimentos e principalmente se divertir enquanto fotografa.

As imagens falarão por si só, sem importar os tipos de fotografia que você escolher e se adaptar melhor. Pratique bastante!!

Para saber como aprender todas essas técnicas, das mais simples às mais avançadas CLIQUE AQUI 

Curta nossa página do Facebook: facebook.com/dicasdafoto/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here