Foto de … 7 dicas de fotografia para iniciantes

0
725

Foto de … Dicas de fotografia para iniciantes

foto deA fotografia é uma das coisas mais difíceis que eu aprendi, até mais do que aprender a escrever bem. Apontar a câmera e apertar um botão é muito fácil. A parte difícil é conseguir uma foto de algo que corresponda à sua visão.

Levei mais de um ano de produzir a primeira foto que eu realmente gostei, e até hoje não gosto de 99 de cada 100 fotos que eu faço. É um passatempo difícil de retomar e uma carreira ainda mais difícil de seguir.

Mas não deixe que isso desanime você a aprender fotografia!

Acredito que todo mundo deveria aprender um pouco de fotografia, porque pode melhorar a sua vida e te fazer mais feliz. Se você é um novato absoluto, aqui estão várias dicas de fotografia, que considero que deve aprender inicialmente.

 

1. O triângulo da exposição

A foto de … se trata de captar a luz. A maioria dos iniciantes pensam que a magia da fotografia acontece no corpo da câmera, mas a verdadeira fonte de magia é a luz. Um objeto bem iluminado pode ser ruim, mas um objeto mal iluminado nunca vai ficar bom.

E para capturar a luz, deve-se entender o triângulo de exposição.

Ao tirar uma foto de algo, a câmera abre o obturador e deixa passar a luz foto deatravés da lente. Esta luz atinge o sensor da câmera, que depois é processado como uma imagem. Três fatores influenciam a forma em que se captura a luz e o aspecto final da imagem:

Abertura: a abertura da lente é medida em pontos f (f/2, f/5, f/11, etc.). Quanto menor for o número, maior será a abertura. Quanto maior for a abertura, mais luz entra. O tamanho de abertura, também afeta a profundidade de campo.

Velocidade do obturador: O tempo que se deixa aberto o obturador, medido em segundos (1/200 seg., 1/60 seg., 5 seg., etc.). Quanto mais lenta é a velocidade de obturação, mais luz entra. A velocidade do obturador também afeta a sensibilidade ao movimento (ou seja, as velocidades do obturador mais rápidas congelam o movimento enquanto que as velocidades de obturação mais lentas produzem desfoque de movimento).

ISO: A sensibilidade do sensor à luz é medida em unidades de ISO (ISO 100, ISO 400, ISO 6400, etc.). Um ISO mais alta permite tirar fotos em situações mais escuras, mas a compensação é o ruído (“grãos”). É por isso que a foto de noite ou tirada no escuro, muitas vezes têm esses pontos característicos.

A ideia é que você deve dominar os três aspectos (abertura, velocidade do obturador e ISO) para poder tirar fotos que coincidam com a sua visão.

 

2. Como segurar uma câmera corretamente

foto deO próximo passo que um iniciante na fotografia deve aprender é como segurar uma câmera corretamente. Quando eu digo “corretamente” simplesmente quer dizer “de uma maneira que minimize o movimento da câmera o máximo possível”.

Lembre-se: Quando a câmera tira uma foto de pessoa, paisagem, objeto, o obturador sobe e o sensor enche de luz. Se você se mover enquanto o obturador está aberto, a luz é emitida através do sensor, dará como resultado uma imagem borrada. Nenhum movimento é igual a nenhuma vibração da câmara.

Para fotografias com pouca luz, fotografias de longa exposição ou de qualquer foto com zoom, você vai precisa usar um tripé. Nada garante uma foto estável e sem desfocagem, como usando um tripé de qualidade.

Você está cansado do movimento da câmera estragar suas fotos? Você quer tirar fotos no espaço de tempo ou com uma exposição prolongada? Os tripés permitem tudo isso, então se você não tem um, por que não comprar um?

 

3. A regra dos terços

Na maioria das vezes, pode-se ter uma ideia, se uma foto de algo foi tirada por um fotógrafo amador ou alguém com mais experiência. A maior diferença é a composição. Os iniciantes normalmente não têm um sentido correto para a composição, e a composição é a alma de uma fotografia de qualidade.

A composição é a colocação de cada elemento em uma fotografia.foto de

Alguém que não presta atenção na composição, só pode tirar boas fotos por acaso. Mas se você realmente compreende a composição, você será capaz de fazer foto de ótima qualidade a partir de qualquer coisa, local ou circunstância.

Divida mentalmente a foto no terço, usando duas linhas verticais e duas linhas horizontais, em seguida, coloque itens de maior interesse visual em qualquer uma das quatro intersecções.

IMAGEM REGRA DOS TERÇOS

Todos os fotógrafos usam esta técnica. Alguns usam como um apoio, outros usam como um método alternativo quando outras técnicas de composição falham em uma foto. No entanto, a regra dos terços deve ser parte de seu repertório. Não existem muitas técnicas que fazem tanto sucesso como essa.

 

4. Mude a sua perspectiva

Uma forma de certificar-se de que uma foto de algo não seja marcante é fotografar um sujeito diretamente do nível dos olhos. Todo mundo já conhece este ponto de vista: interagimos com o mundo a partir deste ponto de vista, todos os dias. É normal, cansativo, entediante.

foto deMas mudar isso é fácil: dispare a partir de uma posição diferente!

Isto pode significar algumas coisas:

Alterar a elevação (por exemplo, aproximar-se ao chão)
Mude o seu ângulo (por exemplo, tente incliná-lo de lado)
Alterar a distância (por exemplo, aproximar-se ou afastar-se)
Experimente uma combinação das três. Se surpreender com essas diferenças, todos veem uma grande mudança.

A câmera mudou a elevação (mais perto do solo) e a distância (mais perto do sujeito). A primeira foto de algo é o que normalmente vemos. Não é interessante, não é verdade? Mas a segunda foto não é algo que vemos todos os dias, assim que é mais convincente.

Fotos ângulo olhos DE BAIXO PRA CIMA.

 

5. O pós-processamento é essencial

Muitas vezes pensam que o pós-processamento é como “mudar radicalmente a cara da foto usando filtros ou efeitos de alto impacto”. Este mal-entendido levou alguns fotógrafos a jurar NUNCA retocar fotos, em vez de limitar-se a fotos “naturais” somente. Mesmo que suas intenções são ótimas, não entendem como funcionam as câmeras.foto de

Cada câmera realiza um pós-processamento, você querendo ou não. Os dados reais do sensor são capturados em um arquivo RAW, mas o que você vê na tela LCD da sua câmera (ou em seu smartphone) é a interpretação da câmara desses dados brutos, e sua câmera não tem nem ideia de sua visão criativa. Você não prefere fazer isso você mesmo?

Por certo, você está sendo filmado em RAW, não é?

E não todo o pós-processamento tem que parecer Photoshop. Pense nisso como maquiagem:

Alguns, sem o saber, vão por a borda com blush e batom.
Alguns se atrevem com a maquiagem como uma forma de auto-expressão.
Alguns usam maquiagem para complementar sutilmente suas melhores características.

Da mesma forma, o pós-processamento pode ser pesado e exagerado, ou pode ser intencionalmente estilístico, ou pode ser sutil e só usado para melhorar o que já existe.

Você precisa pós-processamento de suas imagens! Não passe por esta importante ferramenta. Se fizer isso, com o tempo chegará a um ponto em que todas as suas imagens ficam parecendo como se faltasse algo, e esse algo pode ser um pouco de amor pós-processado.

6. Fotografe tudo

A prática progride. Não há maneira de evitá-lo. Não me importa quantos vídeos do YouTube vê, a quantos artigos fotográficos ler ou quantas fotos de Instagram analise. Se você não está gravando, você não está melhorando.

foto deSuas primeiras fotos vão ser ruins. É possível que tenha que fotografar milhares de pessoas antes de obter uma foto de algo que você goste. Cada um, porém, por mais ruim que seja, é um passo para ser um melhor fotógrafo. A prática não só te ajuda a aplicar a teoria que aprende, mas que também se familiariza com você e com a forma em que as diferentes definições se relacionam com a imagem final.

Um fotógrafo experiente pode produzir grandes fotos com uma câmera simples, e um fotógrafo não qualificado continuará fazendo fotos ruins, mesmo com uma câmera de alta qualidade e cara.

Tudo se resume o que discutimos anteriormente: luz, exposição, composição, ângulos, perspectivas e pós-processamento. Se você dominar todas essas coisas, você poderá fazer ótimas fotos de qualquer coisa, inclusive usando um smartphone.

As câmeras dos smartphones são ótimas!

 

7. A dica 7 de fotografia para iniciantes não culpa a câmera

Obviamente, há limites no seu computador, e é possível superar o corpo da câmera, o foto deobjetivo, ou o acessório. Mas o importante é que atualizar sua câmera não vai melhorar suas habilidades fotográficas. Quanto mais cedo você aceitar isso, mais rápido vai evoluir e aprender mais.

Antes de comprar uma câmera DSLR, teste suas habilidades com seu smartphone ou uma câmera comum. Assim você vai perceber que foto de qualquer coisa pode ser tornar uma excelente foto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here