Foto Macro: O Que é e Algumas Dicas Importantes

0
95

Fotografias pequenas ou close-up são coisas que realmente motivam os apaixonados por fotografia. Este é o ponto crucial em que as lentes focam em detalhes magníficos que podem passar despercebidos aos olhos humanos.

A primeira coisa que você deve saber é que as fotografias close-up ou macro está muito mais acessível do que você imagina, temos no mercado, excelentes câmeras que possuem o botão “macro”. Pesquise um pouco e se o seu dinheiro for suficiente, compre uma câmera compacta sem medo.

Mas o mais interessante de tudo é você se atualizar com boas dicas para tornar a sua fotografia ainda melhor. Vamos lá?

Foco

Este é o básico de tudo, na qual você deve ter muita atenção. Você precisa saber mais sobre esse conceito básico. Precisa dominar a técnica de focar, pois é o foco que diferencia uma imagem medíocre de uma imagem que enche os olhos. Na fotografia macro, o foco deve ser o mais profundo possível do campo a ser fotografado. O foco deve ser manualmente controlado, por isso, nada de deixar o foco no automático para que a câmera busque por si só o foco. De fato, a melhor dica é alterar a posição da câmera para a frente e para trás, a fim de obter uma imagem bem focalizada.

Ampliação da Lente

Ampliação da lente é algo que nem todos possuem um extenso conhecimento. Se a ampliação da lente é de 1:1, ou seja, tamanho real também conhecido como “Life Size”, a dimensão da sua fotografia é do mesmo tamanho de quando é gravado no CCD. Quando ampliamos a foto para 10x15cm maior, os detalhes ficarão maiores e o resultado será uma excelente fotografia macro. Existem muitas técnicas e acessórios que podem te ajudar nisso, como as lentes vendidas por profissionais, mas esteja sempre atento sobre as funcionalidades da lente que deseja comprar e quais opções de ampliação ela dispõe.

Distância Focal

Este é um ponto relativamente importante, é o que altera a distância entre você e o objeto a ser fotografado. Por exemplo, caso você queira fotografar o detalhe da boca do leão, não deve escolher uma lente Macro que tenha uma distância focal curta porque o leão pode fazer algum mal a você.

Para fotografar a boca do leão em detalhe, você precisaria de lentes entre 150mm e 300mm para preservar a qualidade da imagem quando ela for ampliada. Caso você queira a distância boa para que bichos de difícil captura, como borboletas, você vai precisar de uma lente entre 90mm e 150mm, mas se você quer fotografar em uma distância boa para joias ou outros produtos pequenos, o recomendado seria lentes entre 40mm e 90mm.

Tenha o Básico

Caso você tenha condições, recomendo que compre uma lente Macro clara (f1.4 a 2.8) e um tripé que seja de boa qualidade, além de um cabo disparador. O foco, quando ampliado, tende a reduzir a profundidade do campo, em alguns casos em que você queira aumentar a profundidade do campo, será necessário que você feche o diafragma e aumente o tempo de exposição para compensar. Nesta hora, fazer uso de um bom tripé será importante.

Você também pode utilizar técnicas como o “Indo além”, que é a técnica usada em montar a câmera em um trilho onde ela possa se mover para frente e para trás no mesmo momento em que as fotos são tiradas. Após isso, usando um software como o Photoshop, você pode fazer uma pilha de fotos combinadas para obter o foco perfeito em diversos planos, o resultado é bastante criativo e legal.

Além do mais, é interessante você comprar tubos extensores, tele conversores, anel de inversão e flash ring caso não tenha dinheiro para comprar um lente macro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here